ENSINOS


CERTEZA E CONVICÇÃO

Ao escrever o capítulo onze de Hebreus o autor define a Fé como:

CERTEZA E CONVICÇÃO
por Wagner E Lize

11.1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Ou seja, o que precisamos entender em relação a direção de Deus para nossas vidas é compreender como Deus orientava os homens que venceram pela fé no passado.

Quando se trata de direção específica para cumprir algo, junto com a convocação como no caso de Abraão, Moisés, Jesus, Paulo, vem a CONVICÇÃO E A CERTEZA PLENA no íntimo de quem esta sendo chamado.

A palavra convicção em outras traduções é: firme fundamento.

Deus construirá em seu espírito um fundamento sólido
Daquilo que Ele (Deus) deseja que você faça!

No início você não conseguirá discernir com tanta clareza as direções e passos corretos a serem dados, mas ao passo que você se entrega em intimidade na presença de Deus em oração em outras línguas e meditação da palavra, esse fundamento ou convicção vão tomando forma e a cada dia começará a se tornar convicção em seu íntimo.

Convicção no Aurélio diz: s.f. Certeza adquirida por fatos ou razões; persuasão íntima, convencimento.

Duas palavras que define convicção no nosso dicionário são:

Persuasão íntima: Ou seja, pelo espírito de Deus seremos persuadidos para caminhar, avançar em direção aquilo que ele pôs em nosso coração para fazermos.

1 Jo: 5.10 Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Poderíamos dizer que ter em sí o testemunho é ter uma persuasão íntima!

Convencimento é traduzido em nossa língua da palavra convicção.

Sabemos que quem nos convence é o próprio Espírito de Deus.

Ao analisar a vida de Jesus, Paulo e outros com Abraão, perceberemos que o ouvir Deus falar está ligado diretamente a estas informações tais como: CERTEZA E CONVICÇÃO.

O que poderíamos dizer com certeza que em muitos casos de uma chamada específica, não ouve voz audível e sim a presença no íntimo de uma certeza e uma convicção apontando para determinado alvo; ou seja, no caso de Abraão a convicção e certeza era ir para um lugar específico, e seu primeiro passo foi se levantar da zona de conforto entre seus familiares e começar a caminhar sem saber para onde estava indo apenas confiando em um “sentimento de convicção e certeza” em seu íntimo de que Deus o estaria levando para dentro de sua Própria vontade.

A revelação de Deus em nosso íntimo é progressiva, ou seja, na medida em que damos passo para dentro da direção que Deus nos chamou, outros passos nos serão dados para a próxima direção e assim sucessivamente.

A primeira certeza e convicção que Abraão tinha em seu coração era de sair de seus parentes e caminhar...

Note; caminhar sem saber para onde!

Esse era o primeiro passo.

Em muitas vezes oque receberemos é uma certeza e convicção para darmos um primeiro passo.

O passo seguinte será consequência de termos obedecido ao primeiro.

O próprio ministério de Paulo se da em etapas a ser cumpridas.

Quando Ananias o visita deixa claro que seu chamado passará por três fases distintas.

Atos: 9.15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;



O ministério de Paulo foi dado em etapas.

1. Gentios

2. Judeus

3. Reis



Não é minha intenção me ater ao ministério de Paulo neste momento, mas vale lembrar que Paulo cumpriu cada uma das etapas de sua chamada, cada uma há seu tempo.

Ele não tinha todo quadro de forma especifica e completa de como proceder de imediato.

Foi de forma paulatina, de forma progressiva, ele tinha em si a certeza e convicção daquilo que deveria fazer, mas apenas fragmentos da revelação não à totalidade dela no que diz respeito a passos a serem dados.

Depois de pelo menos vinte anos de serviço no ministério, o apóstolo Paulo tinha aprendido bem como seguir a liderança do Espírito Santo. Até certo ponto, o Espírito lhe mostrou "coisas por vir" é em relação ao futuro ministério. Por exemplo, como Paulo estava concluindo seu ministério em Éfeso, Ele tinha uma concepção do curso que sua vida e ministério seguiriam para os próximos três anos:


Atos dos Apóstolos

19.21 Cumpridas estas coisas, Paulo resolveu, no seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia, considerando: Depois de haver estado ali, importa-me ver também Roma.



O que eu quero deixar claro para você é que Deus nos guiará pelo testemunho interior que não pode ser separado da fé.

Ter a certeza e convicção de algo é o mesmo que ter a voz de Deus em nossos corações.

A fé nos habilitará e nos impulsionará a fazermos com graça aquilo que está em nosso íntimo.

Certeza e convicção são iguais ao testemunho interior.



Agora observe o texto de Hebreus 11 se trocarmos a palavra Fé por certeza e convicção ficaria assim:





Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Hebreus 11:2 Pois, pela certeza e convicção, os antigos obtiveram bom testemunho.
Hebreus 11:3 Pela certeza e conviccção, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Hebreus 11:4 Pela certeza e convicção, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
Hebreus 11:5 Pela certeza e convicção, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
Hebreus 11:6 De fato, sem certeza e convicção é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11:7 Pela certeza e convicção, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da certeza e convicção.
Hebreus 11:8 Pela certeza e convicção, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
Hebreus 11:9 Pela certeza e convicção, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
Hebreus 11:10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
Hebreus 11:11 Pela certeza e convicção, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
Hebreus 11:12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.
Hebreus 11:13 Todos estes morreram na fé (certeza e convicção), sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
Hebreus 11:14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.
Hebreus 11:15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
Hebreus 11:16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

Hebreus 11:17 Pela certeza e convicção, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,
Hebreus 11:18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;
Hebreus 11:19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.
Hebreus 11:20 Pela certeza e convicção, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.
Hebreus 11:21 Pela certeza e convicção, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.
Hebreus 11:22 Pela certeza e convicção, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.
Hebreus 11:23 Pela certeza e convicção, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.
Hebreus 11:24 Pela certeza e convicção, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Hebreus 11:25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;
Hebreus 11:26 porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.
Hebreus 11:27 Pela certeza e convicção, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.
Hebreus 11:28 Pela certeza e convicção, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.
Hebreus 11:29 Pela certeza e convicção, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.
Hebreus 11:30 Pela certeza e convicção, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.
Hebreus 11:31 Pela certeza e convicção, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.
Hebreus 11:32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,
Hebreus 11:33 os quais, por meio da certeza e convicção, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,
Hebreus 11:34 extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.
Hebreus 11:35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
Hebreus 11:36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões.
Hebreus 11:37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados
Hebreus 11:38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
Hebreus 11:39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua certeza e convicção não obtiveram, contudo, a concretização da promessa,
Hebreus 11:40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.






Agora quero lhe lembrar de que a questão fé ou certeza e convicção se diferem em duas questões:



Quando Deus chama alguém para correr uma carreira proposta ele mesmo (Deus) ira gerar dentro do íntimo daquele que ele chamou a certeza e a convicção PARA CUMPRIR TAL CARREIRA.

Cabem ao que foi chamado atentar para essas direções e se colocar disponível em intimidade para reconhecê-las e caminhar por elas.

Como mencionamos antes, ele dará revelações de forma progressiva para que tal pessoa comece a dar passos.

Isso não quer dizer que se alguém é chamado e despertado por Deus para cumprir algo isso acontecerá automaticamente só por que Deus assim o quis!

Não, a vontade daquele que foi chamado é levado em conta, cabe para aquele que foi chamado responder ao convite que foi disponível em seu íntimo.



1. Então ao ter uma convicção e certeza em seu íntimo cabem a você responder prontamente e esperar por revelações de outros passos a serem dados.

2. O passo seguinte virá se eu cumprir o primeiro passo que me foi dado.

3. As informações virão para o seu íntimo de forma progressiva e paulatina, aos poucos.

4. Haverá diversas fases no seu chamado, a maneira como eu cumpro fielmente as etapas outra virão.

5. Para cumprir sua carreira Deus trará a certeza e convicção para o seu íntimo, mas para receber aquilo que já lhe pertence através de Jesus na cruz é você que se posiciona em fé ou certeza e convicção daquilo que já é seu por direito.

Você não precisa esperar em Deus para receber o que já é seu! Você se posiciona em confiança, pois já lhe pertence.

Resumindo:

1. Há certeza e convicção que virão da parte de Deus para o meu íntimo para eu cumprir meu chamado.

2. Eu devo andar e me mover em direções a estas certezas e convicções.

3. Cumprindo fielmente cada passo outras convicções serão dadas em meu coração.

4. Meu ministério passará por etapas.

5. Não preciso esperar em Deus para receber aquilo que me foi dado gratuitamente em Cristo, pois já é meu.

6. Fé é: certeza e convicção no meu íntimo.

7. Testemunho interior é certeza e convicção (fé).



Em Cristo Wagner E Lize